17 outubro, 2009

A escultura Grega

Escultura da Grécia antiga é uma expressão de significado vasto, que a rigor poderia ser empregada para designar a produção da escultura desde a Pré-história até a Idade Média, mas que usualmente se refere às obras criadas na Grécia entre o Período Dedálico (c.650-600 a.C.), quando a arte grega começou a formar um estilo próprio.


A escultura é uma das mais importantes expressões artísticas da cultura grega. Exerceu definitiva influência sobre a arte romana, determinou uma grande variedade das culturas do norte da África, do Oriente Próximo e Oriente Médio, penetrando até a Índia durante a época de Alexandre o Grande.



Os primeiros escultores gregos fizeram trabalhos simples, mas aprenderam aos poucos a fazer figuras realistas, um estilo que foi copiado até o fim do século XIX. Havendo três períodos na escultura grega: a escultura arcaica, a clássica e a helenística. Com os fenícios e outros povos do Oriente, os gregos aprenderam a fazer figuras de argila com moldes. Neste período arcaico desenvolveram um estilo rígido. Entalharam muitas figuras de homens nus, em pé, representavam servidores no templo de Deuses, estas figuras chamavam-se Curos, começando neste período a escultura de retratos.


Sem comentários:

Enviar um comentário